O que é um Sínodo?
“ É uma assembléia de sacerdotes e de outros fiéis escolhidos da Igreja particular, que auxiliam o Bispo Diocesano para o bem de toda a comunidade diocesana” (CDC, Cân.460).
É um evento muito especial para o qual o bispo chama à participação todos os estados de vida cristã: sacerdotes, diáconos, religiosos, leigos.)
O Sínodo deverá ser o coração e o motor de toda a vida arquidiocesana.
Elementos importantes no processo sinodal: a informação, o estudo, a oração, a conversão, o diálogo, o respeito mútuo, o amor, a disponibilidade para acolher os desejos do Senhor.
Objetivo geral do Sínodo:
Revitalizar a fé e a vida cristã de todos os fiéis à luz do Evangelho, do Vaticano II, do Magistério da Igreja e das atuais Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, aplicando em nossa Igreja Particular as orientações da Carta Apostólica “ Novo Millennio Ineunte” e da V Conferencia do Episcopado Latino-Americano, realizada em Aparecida. E, assim, dispor a nossa Arquidiocese para uma forma mais adequada de presença e de ação pastoral em comunhão, consideradas as novas circunstâncias de nosso tempo e do imediato futuro.
Objetivos específicos para o Sínodo:
1˚ Mergulhar no mistério da Igreja – conhecer com clareza o mistério da Igreja.
2˚ Formar discípulos missionários - precisamos permitir que se fortaleça e se intensifique a vida que brota da própria Igreja. Temos de comprometer-nos com a reanimação e intensificação da nossa vocação de discípulos missionários.
3˚ Viver a comunhão – viver a comunidade, a unidade. É de suma importância aprofundar a comunhão em nossas relações no interior da Igreja e , a partir da Igreja, no mundo que nos rodeia. O Ecumenismo, o diálogo inter-religioso e a ação caritativa e social em suas diversas formas devem ser praticados em favor dos mais necessitados.
O caminho sinodal:
Serão três os passos que daremos na realização do Sínodo Arquidiocesano:
1˚ - Preparação espiritual, que iniciamos a partir de hoje;
2˚ - Tempo de elaboração e de trabalho de proposições;
3˚ - Assembléia Sinodal.
Neste primeiro ano de preparação espiritual, três eixos estruturam nosso caminhar:
A Palavra de Deus, que é preciso escutar::
A Liturgia, que havemos de celebrar e contemplar,
A Caridade, o compromisso da caridade, do amor e da solidariedade, que havemos de mostrar como conseqüência da acolhida da Palavra e do alimentar-se da Eucaristia.
Obs. 1˚ Assembléia sinodal arquidiocesana - 13, 14 e 15 de novembro 2009.
Fonte : Carta Pastoral - Sínodo Arquidiocesano
“ O Amor de Cristo nos Uniu! “
( Dom Washington Cruz)

Nenhum comentário:
Postar um comentário